A importância do leite e dos produtos lácteos para a nossa saúde

01/06/2023

O Dia Mundial do Leite é comemorado no dia 1º de junho com o objetivo de promover a importância do leite e dos produtos lácteos na nutrição e na saúde humana. A nova rotulagem nutricional das embalagens dos alimentos e bebidas apresenta a composição nutricional do leite e derivados, com informações que auxiliam na compreensão dos benefícios dos produtos lácteos, e da sua contribuição para o fornecimento de cálcio, vitaminas, proteínas de alta qualidade, além de outros nutrientes essenciais.

“No caso dos lácteos, uma informação nutricional importante é o teor de gordura: o leite integral tem mais gordura e mais calorias, enquanto o zero é bem levinho, mas mantém o teor de proteínas, vitaminas e minerais, sem a gordura e suas calorias”, ensina a nutricionista Márcia Terra.

Segundo ela, o leite é um dos alimentos mais completos que existe. “Ele tem água, os três macronutrientes: carboidratos (lactose), lipídios (gorduras), proteína (de alto valor biológico) e os micronutrientes: vitaminas: A (e em menor quantidade D e E), além das do complexo B (+ para B2), e os minerais: cálcio, fósforo, magnésio, zinco e selênio”, esclarece.

Além disso, o leite é importante para diversas funções do nosso corpo, com destaque para o fornecimento do cálcio para os ossos e proteínas e minerais para os músculos. “Também é bom para a hidratação, já que seu principal constituinte é a água”, diz. “Como é um alimento completo, é importante em todas as fases da vida, desde a infância até a idade avançada”, completa.

Destacamos abaixo alguns dos principais benefícios do leite. Confira mais dicas sobre a rotulagem nutricional nas nossas redes sociais.

  1. Fonte de nutrientes: é uma excelente fonte de nutrientes para o corpo humano, incluindo cálcio, proteínas, vitaminas: A (e em menor quantidade D e E) e minerais (como fósforo e potássio). Esses nutrientes desempenham papéis vitais no desenvolvimento e manutenção de ossos fortes, função muscular adequada, saúde do sistema imunológico e muitas outras funções corporais.
  2. Hidratação: é composto principalmente por água, o que o torna uma opção de hidratação eficaz. Ele contém eletrólitos, como o potássio, que ajudam a equilibrar os níveis de hidratação no corpo, especialmente após atividades físicas.
  3. Fonte de proteína: é uma excelente fonte de proteína, contendo todos os aminoácidos essenciais necessários para o crescimento, reparo e manutenção dos tecidos corporais.
  4. Fonte de cálcio: fundamental para a saúde dos nossos ossos, ajuda no fortalecimento e na prevenção de doenças, especialmente em estágios mais avançados da vida.

Siga a gente nas redes sociais:

OUTRAS NOTÍCIAS

Ler os rótulos também ajuda a evitar o desperdício de alimentos!

Ler os rótulos também ajuda a evitar o desperdício de alimentos!

O dia 29 de setembro é o Dia Internacional de Conscientização sobre a Perda e o Desperdício de Alimentos. Na América Latina, segundo a FAO – Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, o desperdício é um dos grandes desafios para alcançar a plenitude...

ler mais
Dia do Nutricionista: rotulagem e alimentação equilibrada

Dia do Nutricionista: rotulagem e alimentação equilibrada

Nesta quinta-feira, 31 de agosto, comemora-se o Dia do Nutricionista. A data foi instituída para lembrar a criação da Associação Brasileira de Nutrição, em 1949.  Para celebrar um dia tão especial e ressaltar a importância desses profissionais para nossa saúde,...

ler mais