A comida congelada é uma opção para quem busca praticidade e variedade na alimentação do dia a dia. Mas será que o processo de congelamento afeta a qualidade da comida? Que providências adotar para que a comida guardada no freezer tenha as mesmas propriedades de um prato recém-preparado?
De acordo com a nutricionista Vanderli Marchiori, os macronutrientes, como gorduras, proteínas e carboidratos, mantêm-se inalterados no processo de congelamento. No entanto, algumas vitaminas e minerais podem apresentar redução em alguns casos. “Um exemplo é a vitamina C, muito sensível à exposição ao oxigênio: congelar um suco de laranja ou mesmo deixá-lo na geladeira por uma hora resulta numa expressiva redução da vitamina” explica.
Ao congelar alimentos é importante tomar certos cuidados para preservar a qualidade dos pratos. Uma delas, segundo a nutricionista, é descongelar as preparações sempre na geladeira antes de consumi-las. “A mudança de temperatura drástica, do freezer para o microondas, por exemplo, pode causar prejuízo à aparência e à textura dos pratos, embora não afete o conteúdo nutricional.”
Para Vanderli, a tabela nutricional disponível nas embalagens de alimentos e bebidas é uma referência importante para quem faz a opção pela comida congelada. “Quando eu decido retirar alimentos do freezer para compor uma refeição completa, devo entender quanto de cada nutriente escolher para uma dieta equilibrada”, explica. “A tabela nutricional traz essas informações, com indicações do número de porções por embalagem e a quantidade de nutrientes por 100 g ou 100 ml e pela porção sugerida.”