O Dia Mundial do Chocolate, comemorado no dia 7 de julho desde 2009, é uma oportunidade para desfrutar desta iguaria oriunda do cacau e para lembrar do importante papel das calorias na nossa alimentação. “As calorias são a energia de que o corpo humano precisa para funcionar adequadamente”, resume a nutricionista Márcia Terra. Segundo ela, as calorias são indispensáveis para funções vitais do organismo como a respiração, a digestão e a circulação sanguínea.
Em média, um adulto necessita de cerca de 2 mil calorias por dia. “O valor pode variar dependendo da idade, peso, altura e da quantidade de atividade física realizada”, explica Márcia. Fonte de calorias, o chocolate pode fazer parte de uma alimentação equilibrada. “Ninguém precisa se sentir culpado ao degustar um pedaço de chocolate”, diz a nutricionista. “A vida também é feita de pequenos prazeres. Sim, pequenos, porque aqui o que conta é a moderação”.
De acordo com Márcia, não é uma refeição apenas ou um único alimento que determina a qualidade da sua alimentação. “Num dia você pode consumir mais calorias, no outro menos. Num dia você pode fazer mais exercício, no outro menos. Vale o equilíbrio”, finaliza.
As informações nutricionais apresentadas nas embalagens dos alimentos e bebidas podem ser aliadas na busca desse equilíbrio, orientando as escolhas de acordo com suas preferências e necessidades. No caso do chocolate, por exemplo, verifique na tabela nutricional qual a porção indicada para basear o seu consumo. Compreender as informações da rotulagem é uma forma de fazer escolhas conscientes sem abrir mão dos alimentos que amamos, como o chocolate.