Segundo levantamento feito para o Valor Econômico pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), a participação das mulheres entre os responsáveis dos domicílios subiu de 35,7% para 50,9%. Desde outubro de 2022, um número crescente de alimentos e bebidas estampa nas embalagens a nova rotulagem nutricional, que traz informações que podem auxiliar as consumidoras na hora de escolher os produtos que mais se adequam às refeições de suas famílias.
Com a rotulagem nutricional frontal, a lupa destaca, na parte da frente das embalagens, a quantidade de sódio, gordura saturada e/ou açúcar adicionado a cada 100 gramas ou 100 mililitros do alimento.
Na tabela nutricional, normalmente situada no verso da embalagem, é possível verificar outras informações importantes, como a quantidade de cada nutriente pela porção de referência para consumo e o que ela representa, em porcentagem, em relação ao indicado para uma dieta diária de 2.000 calorias.
“Sempre olho as informações nutricionais antes de comprar um produto”, diz a dona de casa Marília Amaro, 65 anos, de São Paulo, mãe de três filhos. “Com essa novidade da lupa, ficou mais fácil comparar um alimento com outro e fazer minhas opções”, conclui.