Nesta quinta-feira, 31 de agosto, comemora-se o Dia do Nutricionista. A data foi instituída para lembrar a criação da Associação Brasileira de Nutrição, em 1949. Para celebrar um dia tão especial e ressaltar a importância desses profissionais para nossa saúde, conversamos com a nutricionista Márcia Terra sobre como as informações nutricionais nos rótulos dos alimentos podem orientar os consumidores a uma alimentação equilibrada.
“Acredito no poder da informação expressa de forma clara e objetiva”, diz Terra, que integra os Conselhos Executivo e Técnico de entidades como a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN) e da Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD). “Nos rótulos, o consumidor pode checar os ingredientes que compõem o alimento e conhecer quais são e qual a quantidade de nutrientes presentes no produto.”
Para ela, uma alimentação equilibrada deve unir variedade e moderação. “A dica é prestar atenção ao que você escolhe para cada refeição”, diz. “É possível comer de tudo, sem exageros. Quanto mais variada for a alimentação, melhor ela será.”
Ela enfatiza que não existem alimentos bons ou ruins, o que existe são “hábitos desajustados”. “Comer envolve prazer, relações sociais e atenção consigo mesmo. Não use a comida como prêmio ou consolação. A comida é o combustível para a sua vida, por isso é importante entender as informações nutricionais e saber o que está comendo”, finaliza.
Para saber mais sobre como as informações nutricionais das embalagens de alimentos e bebidas podem contribuir para uma alimentação equilibrada, consulte nosso site: olhonalupa.com.br