No Brasil, como em todo o mundo, é crescente a demanda social por uma alimentação equilibrada e compatível com as condições do atual modo de vida. A nova rotulagem nutricional traz mais informações sobre a composição e as características dos alimentos e contribui para a educação alimentar dos brasileiros.
Corrobora ainda para que os consumidores possam fazer escolhas conscientes para uma alimentação equilibrada, de acordo com cada estilo de vida. A indústria de alimentos e bebidas está atenta às demandas dos consumidores e participou ativamente, ao lado de diversos setores da sociedade, do debate conduzido pela Anvisa que resultou na definição das novas regras da rotulagem nutricional.
Por iniciativa de nove entidades ligadas à indústria e ao varejo de alimentos, foi criada a plataforma Olho na Lupa, destinada a ajudar os consumidores a ler e compreender as informações da nova rotulagem nutricional.
“Ao produzir 250 milhões de toneladas de comida todos os anos, a indústria de alimentos cumpre um papel essencial na promoção da segurança alimentar. E faz isso com muito investimento em ciência, tecnologia e inovação. Se você comparar a variedade de produtos que existe hoje com 20, 30 anos atrás, verá um salto gigantesco. E isso é uma constante, porque a indústria evolui junto com a humanidade e acompanha as demandas da sociedade. Hoje, existem diversas opções para as mais diferentes necessidades e preferências dos consumidores. Alimentos sem açúcar, lactose ou glúten, por exemplo, para dietas específicas. Produtos com teores reduzidos de sódio, açúcar e gordura; fortificados; funcionais; integrais, plant based; nutrição clínica e hospitalar. Somente com muita inovação e tecnologia é possível todo esse desenvolvimento” explica João Dornellas, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), e um dos líderes da iniciativa Olho na Lupa.
“Acompanhamos com atenção as demandas dos consumidores e sempre prezamos pela informação clara. A nova rotulagem nutricional estabelecida pela Anvisa, que contou com apoio da indústria, chega para auxiliar ainda mais na escolha de uma alimentação equilibrada e de acordo com o estilo de vida de cada um”, reforça Victor Bicca, presidente da ABIR – Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas, que também integra o projeto.
Nesta data em que se comemora o Dia da Indústria, as entidades que compõem o Olho na Lupa reafirmam seu compromisso com o consumidor e com a oferta de informação nutricional de qualidade de forma simples e transparente.
Conheça as entidades que fazem parte do Olho na Lupa:
- ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos);
- ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates Cacau Amendoim);
- ABIR (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas);
- ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados);
- ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal);
- ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados);
- CNI (Confederação Nacional da Indústria);
- SINDICARNES (Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado de São Paulo); UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia).