A nova rotulagem nutricional brasileira é resultado de um amplo processo de debates conduzido pela Anvisa, que envolveu diversos atores da sociedade.
O Olho na Lupa, plataforma digital dedicada a explicar como ler e compreender as informações que constam dos rótulos dos alimentos, desembarcou na edição deste ano da Maratona Abras de Revezamento, realizada nos dias 15 e 16 de abril, no Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP),em São Paulo. O projeto é uma iniciativa de nove associações representantes da indústria e do varejo de alimentos e bebidas que tem como objetivo levar à população informações sobre a rotulagem nutricional, de forma a possibilitar escolhas alimentares conscientes.
A nova rotulagem nutricional brasileira, que começou a ser implementada nos alimentos e bebidas lançados a partir de outubro do ano passado, é resultado de um amplo processo de debates conduzido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que envolveu especialistas, representantes da indústria e entidades da sociedade civil. As novas regras trazem mudanças importantes nas embalagens e rótulos dos alimentos e é fundamental que o consumidor entenda essas informações para que possa compreender a composição e a adequação dos alimentos à sua dieta.
A determinação é aplicável a todos os alimentos embalados na ausência dos consumidores, incluindo bebidas, ingredientes e aditivos alimentares destinados ao processamento industrial ou aos serviços de alimentação. Até o dia 9 de outubro deste ano, todos os produtos terão de se adequar às novas normas.
A principal inovação é a exibição, na parte da frente das embalagens, do desenho de uma lupa com a frase “Alto Em”, destacando, quando é o caso, a quantidade de sódio, açúcares adicionados e gordura saturada.
A tabela de informação nutricional, que fica em geral na parte de trás das embalagens, também traz mudanças, e não apenas no visual, que ganha mais destaque. Na nova versão, indicará o número de porções por embalagem, além das informações já existentes como a porção de referência de consumo (em gramas ou mililitros) e seu equivalente em medida caseira (colher, xícara etc.).
“É uma satisfação fazer parte desse projeto, que tem como objetivo ajudar as pessoas na leitura e compreensão dos rótulos, para que possam fazer suas escolhas alimentares com autonomia, consciência e liberdade”, diz João Dornellas, presidente executivo da ABIA – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos
O Olho na Lupa utiliza uma linguagem descomplicada para facilitar a compreensão das informações. “A indústria quer que o consumidor esteja cada vez mais bem informado e acreditamos que o novo modelo de rotulagem caminha nessa direção. Desta forma, a plataforma vem para contribuir, de forma clara e didática, para auxiliar nas escolhas dos alimentos e bebidas prezando por uma dieta equilibrada de acordo com as opções individuais”, reforça Victor Bicca, presidente da ABIR – Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas.
As associações apoiadoras da iniciativa concordam que o consumidor é a razão de ser do setor. “O Olho na Lupa é uma iniciativa da indústria brasileira voltada para aquele que mais importa, o consumidor, aquele que confia nos nossos produtos e precisa estar informado para exercer sempre a liberdade de escolher o que é melhor para si”, defende Pablo Silva Cesário, gerente executivo de Relações com o Poder Executivo da CNI – Confederação Nacional da Indústria.