Com a chegada do inverno, muitas pessoas notam um aumento na sensação de fome. A vontade de consumir alimentos calóricos também aumenta consideravelmente. Mas por que isso acontece? Por que sentimos mais fome no inverno? De acordo com a nutricionista Sueli Longo, presidente da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, existem diversas razões que explicam o fenômeno. “No inverno, as temperaturas são mais baixas e o corpo humano busca se manter aquecido. Para isso, o metabolismo utiliza estratégias que asseguram maior entrada e menor saída de calor, resultando no aquecimento do organismo”. A sensação de fome é uma das formas do corpo buscar o fornecimento de energia adicional para manter a temperatura interna adequada.
Segundo a nutricionista, “além do centro da fome e saciedade, existem mecanismos fisiológicos e comportamentais relacionados à resposta adaptativa ao frio. Por exemplo, a prática regular de exercícios físicos também contribui para a termogênese e ajuda a equilibrar o gasto energético”.
Ela reforça que consumir uma quantidade de energia superior à necessidade nutricional implicará em ganho de peso corporal. Para lidar com o aumento da fome no inverno, a tabela nutricional pode ser uma ferramenta útil para ajudar a fazer escolhas alimentares mais conscientes e equilibradas.
- Leia os rótulos dos alimentos: ao comprar os alimentos é importante ler a tabela nutricional para entender a quantidade de calorias, gorduras, carboidratos, proteínas, fibras e outros nutrientes presentes no produto.
- Fique de olho nas porções: a tabela nutricional fornece informações nutricionais por porção. Ao planejar suas refeições no inverno, preste atenção ao tamanho das porções recomendadas. Isso pode ajudar a controlar a quantidade de calorias e outros nutrientes consumidos.
- Priorize alimentos ricos em nutrientes: ao analisar a tabela nutricional, procure alimentos que sejam ricos em nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais e fibras. Alimentos nutritivos ajudam a manter a saciedade por mais tempo e fornecem os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.
- Leia e compare: ao ler a tabela nutricional, você pode comparar suas opções e escolher aquelas que melhor se encaixam em suas metas, preferências e necessidades nutricionais.