Principais Nutrientes

Os nutrientes são substâncias presentes nos alimentos que desempenham um papel essencial para o bom funcionamento do nosso organismo e, portanto, para a nossa saúde.

Na rotulagem nutricional, é obrigatória a apresentação das quantidades dos seguintes nutrientes: carboidratos, proteínas, gorduras, fibras alimentares e sódio.

A presença de vitaminas e minerais, que também são nutrientes fundamentais para a manutenção da nossa saúde, pode ser indicada nos rótulos pelos fabricantes de alimentos e bebidas, em determinados casos.

 

 

Carboidratos

Os carboidratos são as principais fontes de energia para as células do nosso corpo. Eles têm no organismo uma função parecida com a que os combustíveis desempenham num motor. Ao serem digeridos, esses nutrientes liberam energia e são responsáveis por possibilitar o funcionamento de cada parte do organismo, do cérebro aos músculos.

Os carboidratos mais conhecidos são os açúcares e o amido. São exemplos de alimentos com carboidratos os pões, as massas, as farinhas, a batata, o arroz, as frutas, o mel, as geleias e os doces em geral.

A carência de carboidratos na dieta pode provocar consequências como fraqueza e sonolência. Por outro lado, o consumo em excesso pode aumentar o risco de doenças como diabetes.

Assim, é sempre importante observar as informações da rotulagem nutricional para com por uma alimentação equilibrada.

Proteínas

As proteínas são nutrientes que contribuem para a estrutura do organismo e são responsáveis pela construção e manutenção dos nossos órgãos, tecidos e células.

Os alimentos mais ricos em proteínas são carnes, ovos, leite e derivados, leguminosas como o feijão, a soja e a lentilha e frutos oleaginosos como castanhas e nozes.

Gorduras

As gorduras são nutrientes que atuam no organismo como reservas de energia. São importantes para o funcionamento do sistema nervoso e para o sistema imunológico e funcionam como um isolante térmico no corpo.

São exemplos de alimentos com gorduras os óleos, manteigas, frutos oleaginosos como castanha e nozes, leite e derivados.

Gorduras totais – o termo se refere à soma de todos os tipos de gordura encontrados em um alimento. Existem diferentes tipos de gorduras (lipídios) e o que difere uma da outra são sua natureza química, propriedades físicas (algumas encontradas na forma de óleo, e outras no estado sólido em temperatura ambiente, como a gordura) e origem (animal ou vegetal).

As gorduras totais são compostas por saturadas, insaturadas (monoinsaturadas e poli- insaturadas) e trans.

Gorduras saturadas – podem ser encontradas tanto em produtos de origem animal como carne, leite, manteiga e queijo como também em produtos de origem vegetal como coco, cacau e palma, por exemplo.

Gorduras trans – podem ser encontradas em alguns alimentos industrializados e também, em pequenas quantidades, em alimentos como carnes, leites e derivados.

Sódio

O sódio, presente no cloreto de sódio – mais conhecido como sal de cozinha ou de mesa – é um dos ingredientes mais comuns no cardápio da humanidade. O sódio é essencial para diversos processos do organismo, como a transmissão de informação entre as células nervosas, a regulação da pressão arterial e o controle do nível de acidez.

Uma alimentação com carência de sódio pode ocasionar problemas como diarreia, fraqueza e taquicardia. Mas, em excesso, o sódio pode causar complicações como o aumento da pressão arterial, doenças cardiovasculares e inflamações.

Além do sal de cozinha, o sódio também aparece em alimentos como embutidos, salgadinhos, molhos e outros produtos enlatados, portanto, fique de olho nos limites recomendados para consumo desse nutriente!

Fibras alimentares

As fibras alimentares estão presentes em frutas, verduras, legumes e cereais. São importantes para a nossa saúde por agirem como escovas, carregando resíduos alimentares e gordura excedente, fazendo o intestino funcionar melhor.

Vitaminas

As vitaminas e minerais são indispensáveis para o funcionamento do nosso organismo e a manutenção da nossa saúde. O consumo de alimentos com vitaminas e minerais – como frutas, verduras, carnes e cereais – ajuda a evitar doenças como anemias e a manter nosso corpo, pele e cabelos saudáveis.

Muitos produtos industrializados têm vitaminas e minerais em suas fórmulas para enriquecer seu valor nutricional, recompor perdas ocorridas no processo produtivo e assim contribuir para uma alimentação mais saudável, prática recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A fortificação dos alimentos, por meio da adição de vitaminas e minerais, é uma ferramenta usada para auxiliar na prevenção de carências nutricionais.

No rótulo dos produtos, você pode conferir se o alimento é fortificado ou enriquecido com vitaminas e minerais como ácido fólico, vitamina D, vitamina A, ferro, cálcio, iodo e zinco, entre outros.