Rotulagem Frontal

A nova rotulagem nutricional frontal é um painel informativo situado na parte da frente das embalagens, com o objetivo de esclarecer o consumidor, de forma clara e simples, sobre o alto conteúdo dos chamados nutrientes críticos – sódio, gorduras saturadas e açúcares adicionados – no alimento, em função de sua importância para a saúde.

A rotulagem nutricional frontal é uma novidade regulatória na comercialização de alimentos no Brasil. Ela foi adotada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a partir de um amplo processo de consulta com participação de toda a sociedade e é obrigatória para os rótulos de produtos embalados na ausência do consumidor.

A partir de outubro de 2022, a rotulagem nutricional frontal deverá estar presente em todos
os novos lançamentos de produtos enviados pelos fabricantes aos pontos de venda.

a) Modelos com alto teor de um nutriente

b) Modelos com alto teor de dois nutrientes

c) Modelos com alto teor de três nutrientes

PERFIL NUTRICIONAL

A definição de limites de açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio tem o objetivo de comunicar ao consumidor quando a quantidade do nutriente for considerada alta em uma porção de 100 gramas ou 100 mililitros do produto.

O objetivo dessas indicações é orientar o consumo diário total desses nutrientes. Todo alimento pode fazer parte de uma dieta saudável. Com as indicações da rotulagem nutricional, você dispõe de mais informações para fazer suas escolhas e compor uma a alimentação mais adequada às suas necessidades e preferências.

A tabela abaixo mostra, para alimentos sólidos e semissólidos ou líquidos, qual a quantidade considerada para que o conteúdo do nutriente seja apontado como ALTO na rotulagem nutricional frontal.

Sólidos e Semissólidos

(declaração de peso líquido ou informação nutricional em gramas)

Líquidos

(declaração de peso líquido ou informação nutricional em gramas em milimitros)