Você sabia que algumas embalagens de alimentos poderão ter uma lupa?
Pois é, a partir de outubro, os rótulos dos alimentos e bebidas começam a mudar. A principal novidade será a rotulagem nutricional frontal, um painel informativo destacado na parte da frente das embalagens, com fundo branco e design de uma lupa. Ela foi adotada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) depois de amplos estudos, Análise de Impacto Regulatório e debates com toda a sociedade. Segundo a nutricionista clínica Bianca Naves, “a rotulagem frontal vai permitir que o consumidor tenha acesso sobre o alto conteúdo de nutrientes que têm relevância para a saúde, de uma forma clara e simples.”
Mas afinal, o que significa o ALTO EM?
A Rotulagem Frontal é uma declaração simplificada da informação nutricional, feita na parte da frente das embalagens.“O design da Lupa foi desenvolvido para identificar o alto teor de três nutrientes: açúcar adicionado, gordura saturada e sódio. O símbolo deverá ser aplicado na face frontal da embalagem, na parte superior, por ser uma área facilmente capturada pelo nosso olhar”, explica Naves.
E você sabe quanto de cada nutriente é considerado alto para constar na rotulagem frontal?
A tabela abaixo mostra, para alimentos sólidos e semissólidos ou líquidos, qual a quantidade considerada para que o conteúdo do nutriente seja apontado como ALTO. Com as indicações da rotulagem nutricional, você dispõe de mais informações para fazer suas escolhas e compor uma alimentação mais adequada às suas necessidades e preferências.
Vale ressaltar que todos os elementos presentes na rotulagem visam comunicar da melhor forma as informações do alimento para você. Quer saber mais? Não deixe de acompanhar o nosso blog e as nossas redes sociais.