A rotulagem nutricional vai mudar!
A partir de outubro, os rótulos dos alimentos e bebidas terão um novo formato. A principal novidade é a rotulagem nutricional frontal, um painel informativo que destaca, na parte da frente das embalagens, altos teores de sódio, açúcar adicionado e gordura saturada. As novas regras passam a valer após um trabalho intenso que contou com Análise de Impacto Regulatório, conduzido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com o objetivo de aprimorar as informações nutricionais nos rótulos dos alimentos para que os consumidores possam fazer escolhas mais conscientes.
A nutricionista clínica Bianca Naves, explica que “a leitura do rótulo nutricional permite que o consumidor faça boas escolhas alimentares, auxiliando assim na consciência alimentar saudável” E reforça que “servem como um veículo de comunicação entre o consumidor e o produto”.
Mas afinal, o que muda na rotulagem nutricional? O Olho na Lupa te explica!
Rotulagem Nutricional Frontal
Essa é a principal novidade da nova medida, a inclusão da rotulagem nutricional frontal que interfere diretamente no design das embalagens. Isso porque um painel informativo com o desenho de uma lupa será incluído na parte da frente dos produtos, onde serão destacadas as informações sobre o conteúdo de nutrientes importantes para a saúde: sódio, gorduras saturadas e açúcares adicionados.
Tabela de Informação Nutricional
A tabela nutricional também terá reformulações, com o objetivo de facilitar a legibilidade e a compreensão das informações. Além do design, que deverá ser padronizado com letras pretas e fundo branco, umas das principais mudanças será a obrigatoriedade da identificação de açúcares totais e adicionados. Outra novidade é que o valor energético deverá ser declarado por 100g ou 100ml, facilitando comparações e o uso de medidas caseiras. “Além disso, a tabela deverá estar localizada, em geral, próxima à lista de ingredientes e em superfície contínua, com exceção aos produtos em embalagens pequenas, em que a tabela poderá ser apresentada em áreas encobertas, desde que acessíveis”, explica Naves.
A Tabela de Informação Nutricional é a parte do rótulo onde são encontradas, de forma organizada e padronizada, as informações sobre a composição nutricional dos alimentos. Com a nova resolução, a tabela passará a reunir mais informações que vão contribuir para a melhor leitura e entendimento do consumidor sobre aquilo que irá consumir. Assim, a informação estará ao seu alcance para que possa usá-la de forma consciente e assertiva.
Quer saber mais sobre a nova rotulagem? É só seguir o Olho na Lupa nas redes sociais, e claro ficar ligadinho aqui no blog.